Publicado por: Ray 25 agosto 2012

Como sabem, a versão portuguesa de Digimon Adventure (aquela que passou da TVI em 2000 e mais recentemente no Canal Panda) foi dobrada pela Valentim de Carvalho, a partir da versão espanhola. Por sua vez, o estúdio espanhol (ARAI Multimedia) fez a tradução directamente da versão japonesa de Digimon.

Esta é a razão porque, na versão portuguesa de Adventure, o nome do protagonista é Tai Yagami, e não "Tai Kamiya" como na grande maioria das dobragens ocidentais (versões norte-americana, brasileira e francesa, por exemplo).

Esta "simplificação dos nomes" era bastante comum em séries japonesas que vinham para o ocidente. Mas o lado infeliz disto é que perdemos muita simbologia. Raramente os nomes dos personagens são escolhidos ao acaso, e na versão japonesa eles quase sempre têm significados que estão relacionados ao papel do personagem na história.

É o caso do nome do Tai, no Japão, Taichi Yagami.



O nome do Taichi, em japonês, escreve-se 八神太一 (Yagami Taichi), ou seja, possui quatro kanjis. Para perceber o que o nome significa é só ficarem atentos aos significados de cada kanji:

O kanji 八 lê-se YA e significa "oito".
O kanji 神 lê-se KAMI e significa "deus" ou "espírito".

Em Japonês, pronunciamos o apelido 八神 como YAGAMI. Mas com esta informação, vocês já podem compreender de onde raio os americanos foram buscar o nome "Tai Kamiya". Eles simplesmente mudaram de YA+GAMI para KAMI+YA. É exactamente a mesma coisa.

O kanji 太 lê-se TA e significa "imenso", "denso", "derradeiro", "nobre" ou "a origem"

O kanji 一 lê-se ICHI (itchi) e significa "um" (o número 1).

No Japão existe uma crença popular de que os rapazes com "ichi" no nome são líderes natos, fortes e muito influentes. Geralmente é dado este kanji ao filho primogénito.

O nome japonês do Taichi significa algo como "O Principal dos Oito Deuses", o que acaba sendo engraçado se levarmos em conta que as Crianças Escolhidas, na história, também são oito. Além disto, Taichi é apontado como líder do grupo.

O símbolo da Coragem tem o formato de um sol que também tem oito triângulos à volta do seu eixo. Existe muitos deuses mitológicos associados ao sol, porque ele é o astro criador, gera vida e é o centro do sistema solar, a força que orienta a órbita dos outros planetas. Deuses como Rá são caracterizados como "o pai" dos outros deuses.

O engraçado é que no próprio anime, este protagonismo vem à tona; quando Taichi desaparece do Mundo Digital, todo o grupo vai à procura dele e todos os personagens acabam dispersos e separados uns dos outros. Matt concorda em nomear Tai como líder porque, quando ele regressa, o grupo fica unido outra vez (são as palavras do próprio).

Convém deixar claro que a tradução de "kami" para "deus" não está completamente correcta. Aliás, o problema é que KAMI não significa a mesma coisa que as palavras "deus" ou "Deus" (com maiúscula) significam para nós. A tradução correcta para KAMI é "espírito". Para comprovar isto, reparem que a palavra KAMI é escrita com o kanji 神. Tal como todos os kanjis, a origem deste símbolo é chinesa; e em chinês o kanji lê-se SHEN, cujo significado é "espírito". Esta palavra é usada para designar um dos Três Tesouros da Vida de Tao.

Porém, o significado da palavra KAMI tem vindo a ser meio desvirtuado até mesmo para os próprios japoneses. Isto começou a acontecer quando os portugueses chegaram ao Japão por via marítima e o país asiático começou a conhecer o Catolicismo.

{ 2 Comentários... read them below or Comment }

  1. Rayana, não sabia que percebias de japonês! Muito bem, não sabia que os portugueses tinham interferido com a língua japonesa, ou que esses nomes têm significado!

    ResponderEliminar
  2. Dizer que "percebo de japonês" com um sim seria prepotência; ainda só estudei até ao nível 3 'xD Mas ya, este tipo de coisas encontras em qualquer dicionário de kanjis online - aliás, até no dicionário jp-pt da Porto Editora (embora não seja dos mais recomendáveis, admito...).

    ResponderEliminar

>
<

Labels

Publicações Mais Populares

Visitas

- Copyright © 2014 Digimon 4 Ever PT-PT - Digimon 4EVER